1. O projeto
O trabalho será executado pelo bolsista do CNPq João Vitor Alves de Sousa do 7° período do curso de Agronomia, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Lima do Carmo. O assunto aborda a concepção de que a distribuição de plantas pode resultar em melhor aproveitamento da área de cultivo com decorrente aumento da produtividade de grãos. Baseado nesse contexto, será conduzido um trabalho em área experimental da Universidade de Rio Verde, por duas safrinhas consecutivas (2018 e 2019). Para tanto, será avaliada a semeadura do sorgo granífero em fileiras duplas associada a diferentes densidades populacionais de plantas e comparada à semeadura tradicional. Pretende-se com os resultados, identificar qual a melhor possibilidade de disposição de plantas na área de cultivo, visto características de acamamento e produtividade, dentre outras.
2. Objetivos
O objetivo geral do trabalho será identificar o efeito de diferentes arranjos de plantas no desempenho agronômico do sorgo. Relacionado a objetivos específicos, pretende-se verificar o desempenho do sorgo granífero em espaçamento de fileiras duplas, comparado ao sistema tradicional de cultivo. Ainda, avaliar a interferência de densidades populacionais crescentes na performance produtiva do sorgo.
3. Resultados esperados
Com a execução do presente projeto espera-se quee diferentes arranjos de plantas de sorgo apresentm diferenças entre as características morfológicas, componentes do rendimento e produtividade. Arranjos com plantas distribuídas em melhor equidistância, provavelmente, serão mais produtivos. Por um lado, devem-se ser considerados outros aspectos do cultivo em diferentes arranjos de plantas como o comportamento e reação do solo, questões fitossanitárias, gastos com maquinários e outros. A intensificação vertical da produtividade de grãos, por outro lado, justifica a diminuição de abertura e uso de novas áreas de cultivo, oriundas de desmatamento.
4. Contribuições e reflexões do projeto
Resultados positivos poderão ser utilizados como ferramenta pelo produtor rural no manejo da cultura, favorecendo a sustentabilidade econômica da atividade agrícola. Tal fato poderá direcionar a um novo rumo, o cenário regional de produção do cereal, uma vez que há necessidade de incremento de alimentos no mundo. Assim, a confirmação da viabilidade produtiva de sorgo em arranjo de plantas em fileiras duplas, no cerrado, poderá despertar uma ação inovadora em toda a cadeia produtiva, desde agricultores, técnicos, entidades de pesquisa, empresas de maquinário, defensivos agrícolas e outros. Ainda proporcionar o treinamento técnico e cientifico ao aluno de iniciação cientifica.