Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O projeto
O projeto será desenvolvido pela estudante Letícia Andrade Prado, do 6°período de Agronomia sob orientação do Professor Dr. Gilmar Oliveira Santos. Será realizada análise de solo, inicial e após o término do experimento, de macro e micro nutrientes. Cada manejo adotado terá três repetições, totalizando, 90 vasos. Será avaliada a data de emergência, área foliar, diâmetro do caule, comprimento do caule, número de vagens, número de grãos, comprimento da vagem, largura da vagem, estimativa de produção, absorção de nutrientes, ocorrência de plantas daninhas e decomposição da palhada.
 
2. Objetivos
Geral: O objetivo deste trabalho será avaliar a resposta da cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) e do trigo (Triticum aestivum L.) submetidas a diferentes lâminas de água e em diferentes manejos do solo. Específicos: Resposta das culturas as lâminas de água submetidas; Resposta das culturas aos manejos do solo submetidos; e Absorção de nutrientes pela cultura durante o ciclo.
 
3. Resultados esperados
Espera-se que haja melhor desempenho das culturas quando submetidas ao manejo do solo não compactado com palhada com lâmina de água a 100% da ETC. Os demais tratamentos serão submetidos a estresse ou excedente hídrico, além de solo compactado ou com grande taxa de evaporação (não compactado) o que desfavorece ao desenvolvimento das culturas. Através do balanço hídrico climatológico sequencial será possível determinar o estresse e o excedente hídrico em que a planta foi submetida para relacionar com a produção, ocorrência de plantas daninhas e o desenvolvimento fisiológico da planta em cada etapa de seu desenvolvimento. A partir da análise estatística, será possível determinar as melhores respostas das culturas em relação ao tratamento utilizado, assim, após o término, o acadêmico estará apto para realizar os tratos culturais das culturas do feijão e do trigo em qualquer outra região.
 
4. Contribuições e reflexões do projeto
Em regiões nas quais a precipitação é insuficiente ou ocorre sua má distribuição, assim como no município de Rio Verde, que possui longos períodos de estiagem e impactos agrícolas por veranicos, os resultados podem ser significativos tanto na perda de produtividade como na obtenção de um produto com qualidade inferior, quando a cultura for submetida à falta ou excesso de água nas suas fases de desenvolvimento mais sensíveis. Portanto, a partir do desenvolvimento deste projeto, a acadêmica estará apta a fazer manejo da água na agricultura irrigada, devido o conhecimento adquirido em relação a resposta das culturas cultivadas sob deficiência e o excedente hídrico. Além disso, será possível debater sobre a produtividade e a lixiviação de nutrientes. Após a condução deste trabalho, a acadêmica poderá dar sequencia em outras atividades, como a extensão rural, propiciando aos agricultores economia de água e energia.