Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O projeto
O projeto será desenvolvido pelo estudante Luciano Marcos Junges, do 6°periodo do curso de Agronomia com orientação do Professor Dr. Hecules Diniz Campos. O nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) vem causando grande problemas, principalmente na região do cerrado. Por sua vez, as plantas daninhas podem servir de abrigo para esses patógenos promovendo seu desenvolvimento e multiplicação. As unidades experimentais serão compostas por vasos contendo 2 dm3 de substrato constituído por duas partes de solo, uma parte de areia e meia parte de esterco. A inoculação das plantas com o nematoide será realizada, em todos os tratamentos, sendo inoculado quatro mil indivíduos por vaso.
 
2. Objetivo
Geral: Conhecer o Fator de Reprodução (FR) de cinco plantas daninhas monocotiledôneas ao nematoide Pratylenchus brachyurus.
Específico: Conhecer o Fator de Reprodução (FR) de cinco plantas daninhas dicotiledôneas ao nematoide Pratylenchus brachyurus.
 
3. Resultados esperados
Com esse trabalho, espera-se um levantamento de dados da reação de cinco plantas daninhas monocotiledôneas e cinco dicotiledôneas ao nematoide P. brachyurus, gerando informações para recomendações de manejo em áreas com alto índice de infestação do patógeno, assim com uma base cientifica, o produtor saberá a importância de controlar corretamente as plantas invasoras em sua propriedade. Os dados gerados serão publicados e divulgados em eventos científicos específicos da área e no Congresso de Iniciação Científica da UniRV.
 
4. Contribuições e reflexão do projeto
A agricultura moderna busca alcançar altos níveis de produtividade, porém as plantas daninhas competem com as plantas comerciais por água, nutrientes e luz e abrigando patógenos, diminuindo a produção e o lucro do produtor. Como as plantas daninhas vem sendo um abrigo dos nematoides no período de entre safra, o trabalho busca informações dessas plantas daninhas como possíveis multiplicadoras do nematoide das lesões radiculares. Este trabalho ao ser realizado, envolve diferentes áreas, como fitopatologia, plantas daninhas e fitotecnia.