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1. O projeto
Este projeto, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Jussiê da Silva Solino, envolve três discentes de graduação, um do 5° período, Marília Gervásio da Costa Ferreira (PIVIC) e dois do 1o período, Amanda Pieroni Franco e Giulia de Paula Maggioni, além de um aluno de mestrado, Neilson de Oliveira Borges. As doenças e pragas de plantas cultivadas são responsáveis por grandes perdas econômicas no campo, sendo necessária a adoção de métodos de controle eficientes, empregados de forma integrada. Assim, a indução de resistência é uma ferramenta que auxilia no controle de fitopatógeno, reduzindo custo de produtividade. Para avaliar ação elicitora de Trichoderma asperellum, Bacillus subitilis e Bacillus amyloliquefaciens na indução de fitoalexinas, os ensaios envolverão etapas em casa de vegetação, para produzir material vegetal, hipocótilos de feijão, mesocótilos de sorgo e cotilédones de soja, em laboratório de fitopatologia, para preparo do material e aplicação dos tratamentos e bioquímica vegetal,  para realizar a quantificação das amostras utilizando um espectrofotômetro, todos executados no campos da Universidade de Rio Verde.  
 
2. Objetivos
Geral: verificar a ação elicitora de agentes de biocontrole em função do acúmulo de fitoalexinas.
Especifico: avaliar acúmulo de faseolina, gliceolina e deoxiantocianidina em função da aplicação de Trichoderma asperelum, Bacillus subitilis e Bacillus amyloliquefaciens.

3. Resultados esperados
Com a finalização deste trabalho, espera-se ser possível selecionar agente(s) de biocontrole que possam atuar como indutores de resistência de plantas a patógenos utilizando técnicas de seleção rápida e menos onerosa como indicadoras, como o acúmulo de fitoalexinas em feijão, soja e sorgo.
 
4. Contribuições e reflexões do projeto
Espera-se a obtenção de produções como publicação e apresentação de pelo menos três trabalhos em congressos científicos (Ex.: Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde - CICURV) pelo discente envolvido contribuindo para formação intelectual e treinamento deste; Além de ser base para estimular discente recém integrado no curso de Agronomia e o treinamento de um aluno de pós-graduação na organização e desenvolver de trabalho em equipe.