Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O projeto
Walmer Paula de Almeida Junior, acadêmico do 7º período de agronomia foi contemplado com o projeto Eficiência agronômica da soja após aplicações em longo prazo de dejetos de suínos, PIBIC/ UniRV 2018/2019, sob a orientação do professor Me. Rênystton de Lima Ribeiro (Faculdade de Engenharia Ambiental) e co-orientação da professora Dra. June Faria Scherrer Menezes (Faculdade de Agronomia). O experimento será conduzido em Latossolo Vermelho distroférrico na área experimental destinada ao projeto de uso de resíduos orgânicos na agricultura, na Fazenda Fontes do Saber, na Universidade de Rio Verde. O solo está sendo cultivado com soja e milho desde a safra 2000/01. Considerando a composição do dejeto de suíno, sua utilização como fonte de nutrientes no sistema de produção agrícola torna-se uma prática agrícola ambientalmente correta, desde que obedecidos aos critérios técnicos de recomendação para sua aplicação no solo. Esses critérios técnicos levam em consideração a extração de nutrientes, exigência nutricional da cultura, fertilidade do solo e análise do dejeto.
 
2. Objetivos
O objetivo geral da pesquisa é determinar eficiência agronômica da soja após 19 anos de aplicações em longo prazo de dejetos de suínos na safra 2018/2019. Os objetivos específicos são: 1) fazer o diagnóstico nutricional da soja em função de doses crescentes e contínuas de dejetos de suínos e 2) determinar a produtividade e massa de 100 grãos de soja em função de doses crescentes e contínuas.
 
3. Resultados esperados
Verificar os efeitos benéficos da aplicação de dejetos de suínos na produtividade de grãos de soja e sua eficiência agronômica quando comparada a adubação exclusiva com fertilizante mineral. Indicar a dose de dejetos líquidos de suínos que proporcione a máxima eficiência agronômica da cultura da soja. E indicar qual desbalanço nutricional possa ocorrer na cultura quando há substituição dos fertilizantes minerais pelos orgânicos.
 
4. Contribuições e reflexões do projeto
O estudo irá contribuir para verificar se as adubações sucessivas com dejetos podem promover desequilíbrio nutricional da cultura implantada e obter informações atuais das modificações dos atributos químicos dos solos com o uso contínuo de dejetos. É fundamental manejar corretamente os dejetos por meio das aplicações corretas, evitando contaminação dos solos na região do Sudoeste Goiano, onde as informações obtidas serão repassadas para os produtores de suínos da região.