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1. O Projeto
O presente projeto está sendo desenvolvido e realizado pelo acadêmico Hertz Campos Barros, que cursa o 9º período de engenharia mecânica, e conta com a orientação do professor Eng. Me. Rodrigo Francisco Borges Lourenço para que sejam analisadas resistência, custos e viabilidade de ligações metálicas, sendo as mesmas confeccionadas por meio de parafusos e através de soldagem do material. Ligações metálicas são usadas em diversas áreas, podendo ser em equipamentos mecânicos, estruturas de construção civil entre outros. Os corpos de prova serão produzidos utilizando a estrutura do laboratório de materiais presente na universidade de Rio Verde, após a confecção dos mesmos, passarão por um ensaio de tração, gerando assim os gráficos de resistência de cada um, após a coleta de todos os dados ocorrerá a análise de custos, resistência e viabilidade.
 
2. Objetivos
O trabalho tem como objetivo principal analisar através de ensaios mecânicos a resistência das ligações metálicas confeccionadas por soldas e parafusos, levando em conta a relação resistência/custo benefício para aplicações em estruturas metálicas, com os resultados se torna possível levantar a viabilidade econômica da aplicação dos dois tipos de ligações.
 
3. Resultados esperados
Espera-se com a realização do presente estudo, que sejam levantados dados através dos ensaios mecânicos, e com o mesmo se torne possível a análise para a aplicação das ligações metálicas estudadas neste projeto. Para que isso seja possível, é necessária a confirmação do nível de resistência para cada ligação. Os gráficos que vão ser gerados pelos ensaios, vão colaborar para efeito comparativo entre as ligações, fazendo então possível o estudo de resistência e viabilidade.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Pelos resultados proporcionados através do estudo, espera-se verificar qual a ligação metálica é mais indicada para suprir a necessidade da utilização. A pesquisa vai colaborar para pessoas que não têm acesso à tecnologia de produzir ensaios mecânicos, fornecendo os gráficos de resistência mecânica dos corpos de prova, o que vai ajudar os profissionais da área a selecionar qual o método é mais eficiente para suprir as necessidades propostas para a realização do seu projeto.