Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O projeto é realizado pela acadêmica Loysleny Branco dos Santos, estudante do oitavo período da Faculdade de Engenharia de Produção, voluntária de iniciação científica UniRV, sob orientação da Professora Kamilla Alves Carvalho. Serão feitas coletas no córrego do sapo na cidade de Rio Verde-GO em dois pontos, um antes da nascente do rio, e depois um ponto a jusante, mas ainda dentro do perímetro urbano. As coletas das amostras serão feitas no período de chuvas entre novembro e fevereiro e no período seco possibilitando a comparação entre as duas épocas do ano. Serão coletados 2 litros de água em cada ponto usando um balde e uma corda, depois as amostras serão contidas em caixas térmicas com gelo, em temperatura de aproximadamente 10°C. Com as amostras já prontas serão feitas as análises em até 24 horas, onde serão conduzidas ao laboratório multiuso da Universidade de Rio Verde e analisadas. Serão utilizados kit Alfakit para determinação da cor, turbidímetro - modelo AP2000 da marca Poli Control para determinação da turbidez, método da colorimetria para determinação da DQO (Demanda química de oxigênio), e método de incubação a 20 ºC para determinação da DBO (Demanda bioquímica de Oxigênio) de 5 dias a 20 °C.
 
2.Objetivos
Fazer análises de parâmetros DBO (Demanda bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda química de oxigênio), cor e turbidez de pontos específicos do córrego do sapo. Com os resultados examinar se os valores encontrados para os parâmetros atingem as especificações exigidas pela legislação.
 
3.Resultados esperados
Pretende-se com essa pesquisa identificar os pontos de contaminação do córrego do sapo afim de avaliar e diagnosticar a qualidade da água e indagar a conservação e a proteção dos corpos d`agua pelo motivo de que eles, além de ajudar a melhorar o ambiente, ainda contribuem para a saúde dos residentes urbanos que hospeda grandes centros.
 
4.Contribuições e Reflexões do Projeto
A presença elevada de cargas poluidoras nos corpos d`água reflete em muitos problemas ambientais e problemas de saúde para a população que reside ao redor, essas cargas podem ser classificadas de acordo com sua origem, fugindo de seus vários parâmetros de monitoramento. A relevância desta pesquisa se dá devido à análise dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos do córrego do sapo, apontando os possíveis pontos de contaminação e fazendo um monitoramento assíduo das águas, possibilitando obter uma resposta positiva quanto à qualidade e confiabilidade para futuras aplicações, e isso contribuirá com o meio ambiente e com a saúde da população.