Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
Neste projeto será realizado um estudo de caso em campo, em uma fazenda localizada no estado de Goiás, com o intuito de propor um dimensionamento para uma barragem de terra, que será executada com a finalidade de criar uma represa para turismo. Para isso, serão realizadas análises no local de estudo, por meio das quais será possível definir o tipo de barragem mais adequado para aquela região. O projeto está sendo desenvolvido pela acadêmica Ana Paula Silva de Oliveira, do 8° período de Engenharia Civil, sob a orientação da professora Me. Isabella Christine de Paula Santos, pertencentes a Universidade de Rio Verde. 
 
2. Objetivos
O objetivo deste trabalho é identificar os principais tópicos relacionados ao controle de segurança das barragens, no que diz respeito ao seu dimensionamento. Apresentando, com isso, as diretrizes construtivas, os fatores que influenciam na escolha do tipo de barragem a ser executado, e um estudo de caso propondo uma seção típica para a barragem.
 
 
3. Resultados esperados
Pretende-se definir o tipo de barragem mais adequado, a altura da mesma, a inclinação dos taludes e os elementos de controle de percolação necessários para conferir segurança à obra. Além disso, espera-se relacionar os resultados encontrados com o caso de uma barragem que sofreu ruptura, nesta mesma região, levando-se em consideração os fatores que provocaram o colapso da mesma.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
A construção de uma barragem sem os devidos estudos iniciais, sem planejamento e sem um pré-dimensionamento adequado pode acarretar diversos problemas, tanto sociais quanto ambientais, devido a probabilidade de ocorrência de ruptura da mesma. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância do controle de execução dessa obra de terra.