1. O Projeto
O projeto será desenvolvido pelo estudante Gabriel Ribeiro dos Santos do 9º período do curso de Engenharia de Produção sob a orientação do Prof. Me. Darlan Marques da Silva. Sendo realizado através de um estudo de caso em uma agroindústria de esmagamento de grãos e evidenciado através de estudos estatísticos baseando-se nos históricos de consumo. A eficiência do processo será quantificada através das variáveis de entrada e saída (umidade, teor de impureza e o volume), sendo a viabilidade dos diferentes processos ressaltados por meio do payback. O período da amostra para análise será de 5 anos de registros (2014 à 2018) considerando os meses da safra do estado de Goías (Janeiro/Fevereiro/Março/Abril), extraindo de planilhas eletrônicas para tabulação de dados. Para o tratamento dos dados, será utilizado o software Minitab17.
2. Objetivos
Em busca pela melhoria contínua de processos, este trabalho tem como objetivo alcançar uma maior eficiência no processo de secagem de grãos (soja), utilizando cavaco de madeira (biomassa sustentável) para abastecimento de fornalhas de secadores de fluxo contínuo, analisando também seus custos para obter resultados de viabilidade econômica e análises estatísticas pelo monitoramento dos parâmetros de controle.
3. Resultados esperados
Espera-se verificar se houve melhoria no processo de secagem de soja com a implementação, que era integralmente constituído de lenha e de forma manual para uma gradativa substituição ao processo de secagem a cavaco e automatizado. Além de verificar a viabilidade desta implementação em termos econômicos, estudar a correlação entre as variáveis pesquisadas (umidade de chegada (%), umidade de saída (%), teor de impureza (%) e o volume (kg)), caso existir e seus impactos na secagem da leguminosa sob estudo no decorrer das safras anuais (2014 à 2018).
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Contribuir beneficamente para fornecedores, empresa e academia. Os fornecedores terão o respaldo da qualidade fornecida de seus produtos, sendo uma das principais regiões produtora de soja do país (sudoeste goiano), a empresa terá uma visão da eficiência do processo produtivo, podendo gozar de produtos mais robustos e que obedecem às normas de qualidade. A pesquisa, ainda, promoverá a inserção do aluno de iniciação científica no desenvolvimento do espírito investigativo que vislumbra qualificá-lo como pesquisador, ajudando na formação profissional do membro envolvido. Por fim, tem-se o intuito de construir um artigo e publicá-lo em congresso e/ou encontros de iniciação científica e periódicos após a realização da análise dos dados.