1. O Projeto
O projeto será desenvolvido pelo acadêmico do oitavo período da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde, Luiz Carlos Souza Guimarães Júnior, sob orientação do professor Me. Vinício da Cunha Dóro. Busca-se comparar o teor de energia incorporada nos materiais tradicionais empregados na construção civil com o sistema wood frame, analisando os impactos ambientais produzidos, somando forças para apresentar alternativas sustentáveis ao setor. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico sobre o sistema, verificando os dados quantitativos de energia incorporada nos materiais e, por fim, colocando em prova os parâmetros de sustentabilidade de cada sistema construtivo pesquisado, utilizando um empreendimento no município de Rio Verde como referencial.
2. Objetivos
Analisar a energia incorporada da madeira reflorestada que compõe o sistema construtivo wood frame, em habitações de interesse social no município de Rio Verde. Busca-se, dessa forma, comparar com outros métodos convencionais já estabelecidos no mercado. Além disso, compreender as características tecnológicas que justificam alta eficiência energética da edificação, apontando os benefícios da utilização do wood frame ao desenvolvimento sustentável.
3. Resultados esperados
Com o estudo do desempenho ofertado pelo sistema wood frame ao setor da construção civil, e com a comparação a outros métodos convencionais, busca-se encontrar a relevância em utilizar sistemas de base sustentável. Em consonância, evidenciar o teor de energia incorporada nos materiais empregados por esses sistemas estudados, a fim de justificar o desenvolvimento de propostas ecológicas, que reduzam os impactos provocados desde a extração da matéria prima, até transformação e concepção em unidades habitacionais.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
A preocupação em tornar o setor da construção civil mais sustentável tem ganhando força nos últimos tempos. Esse senso decorre dos resultados encontrados nas análises de impactos ambientais dos materiais e sistemas construtivos, além dos resíduos produzidos nas intervenções realizadas pela Engenharia Civil. O levantamento de informações relativas à energia incorporada nos materiais da construção civil, podem contribuir para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis como o wood frame, diminuindo o consumo de energia, matéria-prima e geração de resíduos.