Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O projeto será realizado pela acadêmica, Amanda Ferreira França do 5° período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde-UniRV, Bolsista de iniciação cientifica, sob a orientação do Professor Doutor Jair Pereira de Melo Junior. A pesquisa ocorrerá no laboratório da Universidade de Rio Verde (UniRV) e está vinculada ao grupo Biomat – Biofísica e Materiais. Trata-se de um estudo quantitativo na área da saúde, com enfoque na dosagem do princípio ativo e na farmacologia do cloridrato de sertralina, extensivamente utilizados na prática da psiquiatria.
  
2. Objetivos
Verificar se o medicamento cloridrato de sertralina 50mg manipulado e industrializado contém a mesma quantidade de princípio ativo descrito no rótulo. A dosagem será feita utilizando-se da espectrofotometria. Serão analisadas amostras de medicamentos manipulados, dispensados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em amostras do medicamento de referência, todos obtidos na cidade de Rio Verde-GO.
  
3. Resultados esperados
De acordo, com a proposta oferecida, espera-se que os cloridratos de sertralina manipulados e industrializados estejam em conformidade com a legislação vigente (ANVISA), de outra forma, a escassez terapêutica ficará comprometida. Com o desenvolvimento, deste projeto podem contribuir para uma mudança de no conhecimento da classe médica e farmacêutica.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
A depressão é uma patologia relativamente comum, que atualmente é a principal causa de incapacitação em todo o mundo, ocupando o 4º lugar entra as dez principais causas de patologia a nível mundial. É um distúrbio de humor enquadrada no grupo de distúrbios afetivos, caracterizando-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à auto valoração, à vontade e à psicomotricidade. A prevalência da depressão na população brasileira varia de 3 a 11%. Estima-se que 31 a 50% dessa população apresentarão pelo menos um episódio de transtorno mental durante toda a vida, e é uma condição três vezes mais frequente em mulheres que homens. Nesse cenário, o tratamento medicamentoso é o mais indicado tendo a sertralina como mais utilizado. Sua indicação está ligada à casos de depressão maior, transtorno do pânico, transtorno pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), ansiedade social, terapia medicinal de ejaculação precoce e da tensão pré-menstrual. A manipulação de medicamentos tem aumentado significativamente, passando a ser aceita pela população, que muitas vezes manipulam um determinado medicamento sem um receituário médico, que normalmente não sugerem os manipulados. Um dos motivos desse aumento, é o custo, que em média são 50% mais baratos que os industrializados. Dessa maneira, esse projeto contribuirá para avaliar a qualidade da manipulação desse fármaco na cidade de Rio Verde em contraste aos industrializados, além de levar o profissional médico a refletir sobre a prescrição de medicamentos manipulados diante dos resultados obtidos.