Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O projeto “Capacidade para o trabalho e desempenho funcional em pacientes psiquiátricos” é composto pelas acadêmicas da Faculdade de Medicina, Ana Luiza Caldeira Lopes, Natália Carvalho Barros Franco, Laís Lobo Pereira e orientado pela professora Dra. Marina Aleixo Diniz Rezende, enfermeira, docente da disciplina de Medicina Integrada à Saúde da Comunidade; com a colaboração da Profa. Me. Gabrielly Cruvinel Fernandes, médica psiquiátrica.
Esse projeto trata-se de um estudo analítico corte transversal caracterizado pelo levantamento da prevalência dos transtornos psiquiátricos por CID, por sexo, por faixa etária e a condição de trabalho dos usuários do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) do município de Jataí, Goiás. Os usuários serão abordados durante o período em que estiverem no NAPS e entre os intervalos das atividades propostas pelo projeto terapêutico, a qual será em sala individualizada.
A coleta de dados será feita por meio de quatro questionários, sendo que o primeiro se refere aos aspectos sociodemográficos, um breve levantamento sobre o perfil de trabalho e um resumo da história psiquiátrica, questionário em anexo. O segundo é o Self report questionnaire (SRQ 20), o terceiro é o Índice de capacidade para o trabalho (ICT), e o quarto é o World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0).
 
2. Objetivos
O objetivo geral desse projeto é avaliar o desempenho para o trabalho e a funcionalidade de portadores de transtornos psiquiátricos. Entre os objetivos específicos estão a correlação entre o índice de capacidade para o trabalho com o CID-10 do transtorno mental (Sistema de Classificação de transtornos psiquiátricos); a relação entre o desempenho funcional com o CID-10 do transtorno mental e por fim, a analise da relação entre a capacidade laboral e o desempenho funcional nos transtornos mentais.
 
3. Resultados esperados
Espera-se com esse estudo que possa contribuir para traçar o perfil sociocultural de pacientes psiquiátricos atendidos a nível ambulatorial. Procura-se encontrar uma correlação entre adequada capacidade para o trabalho em pacientes com boa pontuação na escala de funcionalidade e quadros clínicos psiquiátricos leves. E por sua vez, uma limitação dessas capacidades em pacientes com quadro clínico grave e altamente incapacitante.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Esse projeto tem o intuito de contribuir para conhecimento científico e social acerca de indivíduos portadores de transtornos mentais, sua epidemiologia, capacidades funcionais, inserção no meio social e familiar e por fim, capacidade de realizar plenamente ou parcialmente atividades laborais. O quanto será que um transtorno depressivo maior ou um transtorno bipolar afetam o cotidiano dessas pessoas? Esse pode ser um parâmetro para avaliação de sucesso terapêutico?