1. O Projeto
O projeto será desenvolvido pela acadêmica Beatriz Nascimento Vieira do sexto período da Faculdade de Medicina de Rio Verde, sob orientação do professor Me. Renato Canevari Dutra da Silva. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, de base universitária, que será realizado na Universidade de Rio Verde no período de 2018/2019. A pesquisa será realizada em uma amostra composta pelos docentes do curso de medicina da Universidade de Rio Verde. O estudo busca avaliar o nível de atividade física (NAF) e correlacionar com os fatores: sexo, idade, carga horária, índice de massa corpórea autorreferido (IMC) e circunferência abdominal (CA) dos professores. O NAF e os demais fatores serão obtidos por meio da aplicação de questionário, com exceção da CA que será aferida com o uso de fita métrica. Após a coleta de dados, os mesmos serão enviados para tratamento estatístico.
2. Objetivos
Objetiva-se com esse estudo verificar a prevalência do baixo nível de atividade física dos professores do curso de medicina da Universidade de Rio Verde, identificar os possíveis fatores associados e correlacionar o nível de atividade física com as variáveis: circunferência abdominal, índice de massa corpórea, sexo, idade e carga horária.
3. Resultados esperados
Com a obtenção desses dados espera-se atingir o objetivo desse estudo e apresentar a situação de saúde de uma amostra de professores universitários, auxiliando para a prevenção de doenças e complicações, assim como para a promoção da qualidade de vida desses indivíduos em geral. Além disso, este estudo pode contribuir com mais dados epidemiológicos a respeito de medidas antropométricas e nível de atividade física da população, fomentando pesquisas posteriores e agregando mais informações e conhecimentos para a área médica e científica.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
A investigação da correlação dos níveis de atividades físicas e as medidas antropométricas da amostra podem auxiliar na elaboração de propostas de intervenção para benefício da qualidade de vida desses indivíduos. Pesquisas e estudos nessa linha temática são escassos na amostra e local analisados, e, desse modo, os dados podem contribuir de maneira significativa para a comunidade científica. A efetuação desse estudo possibilita que os pesquisadores envolvidos tenham mais conhecimento e compreensão acerca do eixo temático desenvolvido e uma maior experiência nas múltiplas dimensões da realização de uma pesquisa científica.