1. O Projeto
O projeto é orientado pela professora Me. Heloísa Silva Guerra e composto pelas acadêmicas de Medicina Isabela Maria Melo Miranda, Helen Hana Fernandes Tavares, Heloísa Rodrigues Soares da Silva, Monise Santana Braga e Raquel de Oliveira Santos. Pretende-se avaliar a presença da síndrome de Burnout entre acadêmicos de Medicina, visto que esta condição cursa com exaustão emocional, despersonalização e redução de realização pessoal. Trata-se de um estudo transversal com acadêmicos do 2º ao 7º período com coleta de dados utilizando-se os instrumentos de avaliação da Síndrome de Burnout, da qualidade de vida, questionário sociodemográfico e de hábitos de vida.
2. Objetivos
O objetivo principal é avaliar o risco de desenvolvimento da síndrome de Burnout entre acadêmicos de um curso de Medicina, os fatores que se associam a esta condição e o impacto na qualidade de vida destes, sendo os objetivos específicos: identificar a prevalência dos sintomas de Burnout; avaliar a qualidade de vida dos acadêmicos e correlacioná-la com a presença dos sintomas da síndrome.
3. Resultados esperados
Ao fim da pesquisa, espera-se conhecer a existência de sintomas da síndrome de Burnout em acadêmicos de um curso de Medicina, os fatores que se associam a esta condição e a correlação com a qualidade de vida. Além disso, espera-se auxiliar futuras pesquisas e estudos com as informações coletadas, a fim de fornecer subsídios para elaboração de estratégias efetivas de prevenção e intervenção neste problema.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Muito se fala da importância no cuidado médico com seus pacientes, mas pouco se pensa na saúde desse cuidador milenar, quanto mais de seu estado psíquico e emocional. A jornada que esses estudantes enfrentam até se tornarem os profissionais tão aclamados é árdua e exige uma forte estabilidade emocional frente às cobranças e às responsabilidades. Esse projeto tem a intenção de trazer dados e conclusões que colaborem para tomada de medidas futuras a fim de diminuir o desgaste emocional e psíquico de estudantes, tornando essa trajetória mais leve e saudável.