Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O projeto é realizado pela acadêmica Raissa Silva Frota, estudante do sétimo período da Faculdade de Medicina de Goianésia, bolsista de iniciação científica UniRV, sob orientação do Prof. Dr. Danilo Figueiredo Soave, tendo como proposta, em parceria com Universidade Federal de Goiás, analisar o efeito da curcumina sobre a ação tóxica da doxorrubicina no fígado de camundongos C57BL/6 e sua influência na expressão proteica mTOR e componentes da via de autofagia, visando estabelecer a função dessas proteínas no mecanismo intrínseco de remodelamento tecidual hepático.
A metodologia se baseia em: processamento do tecido hepático de camundongos C57BL/6 para análise histológica e morfométrica, imuno-histoquímica (mTOR) e análise estatística.
 
2. Objetivos
O objetivo principal é analisar o efeito da curcumina sobre a ação tóxica da doxorrubicina no fígado de camundongos C57BL/6 e sua influência na expressão proteica mTOR e componentes da via de autofagia, visando estabelecer a função dessas proteínas no mecanismo intrínseco de remodelamento tecidual. Especificamente, busca-se avaliar microscopicamente as alterações morfológicas e alterações na expressão da mTOR  no tecido hepático de camundongos quando expostos ao quimioterápico doxorrubicina e tratados com curcumina;
 
3. Resultados esperados
Baseado nas ideias da literatura, espera-se que o tecido hepático apresente um quadro de lesões histomorfológicas visíveis causadas pela citotoxicidade da doxorrubicina, e em um primeiro momento o uso da curcumina sozinha não mostre ação tóxica no tecido hepático. Em conjunto, a administração dos dois fármacos, espera-se que os efeitos citotóxicos da doxorrubicina sejam atenuados pela ação da curcumina, visto sua ação antioxidande, fato que dá a este composto uma característica citoprotetora. Dentro dos objetivos para tentar entender como os dois fármacos podem se relacionar espera-se observar alterações na via da mTOR (principal via de controle da síntese proteica) causada pela mTOR, sendo estas atenuadas pelos efeitos da curcumina.

4. Contribuições e Reflexões do Projeto
A identificação das bases moleculares relacionadas ao processo de síntese proteica e remodelamento tecidual pode resultar na proposição de novos alvos terapêuticos para minimizar os efeitos tóxicos da doxorrubicina. Fato que contribuirá demasiadamente para viabilizar a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação e integração da aluna no campo da pesquisa, especialmente na área de conhecimento escolhida.