1. O Projeto
O projeto é realizado pelos acadêmicos do 5° período do curso de medicina da UniRV – campus Aparecida de Goiânia, Guilherme Vaz Silva (PIVIC), Gabriella Mendonça Leão de Oliveira, Munike Tomazini dos Reis e Cleiton Marinho Freire, sob a orientação do docente Dr. Hidelberto Matos Silva. Pretende-se averiguar melhor as consequências de exercícios de alto esforço físico na pressão arterial, no índice glicêmico e na circunferência abdominal a partir da coleta destes dados em cerca de 150 pacientes que serão divididos em 3 grupos iguais, sendo eles: não praticantes de qualquer tipo de exercício, praticantes de exercício de baixo esforço físico (caminhada) e praticantes de exercícios de alto esforço físico (crossfit). A coleta será realizada em Parques de Goiânia e na academia Khoury & Correia LTDA. Os resultados serão analisados estatisticamente no programa Sigma Stat 4.0, avaliando a distribuição e normalidade das amostras. Serão utilizados os testes t student, ANOVA, Shapiro-Wilk e a correlação de Spearman.
2. Objetivos
Avaliar as consequências de uma atividade física de alto esforço físico para o paciente; verificar se existe diferença nos benefícios apresentados por atividades de alto esforço físico à saúde do indivíduo; caracterizar a relação entre tipo e duração do exercício com a presença de HAS, DM e DLP.
3. Resultados esperados
Espera-se que pacientes praticantes de crossfit tenham menor incidência de DLP graças ao alto gasto energético durante a atividade física. Em relação a HAS e a FC espera-se uma média maior de PA e uma bradicardia sinusal em pacientes praticantes de atividade física de alto desempenho físico se comparado com praticantes de exercícios como a caminhada rotineira. Já a DM, levando em consideração a alimentação rica em proteínas, suplementos proteicos e carboidratos de alto valor calórico como a dextrose, espera-se um valor aumentado no teste de glicemia capilar.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Este estudo mostra-se relevante por se tratar da obtenção de conhecimento sobre um dos principais tratamentos não-farmacológico das doenças cardiovasculares. Assim, espera-se que traga benefícios à toda comunidade e que demostre se existe uma diferença em relação aos itens estudados e os tipos de esporte físico.
A iniciação cientifica serve como um instrumento de apoio teórico à formação acadêmica, colaborando com o aluno e tornando-o um profissional mais crítico, reflexivo e qualificado.