1. O Projeto
O projeto será realizado pelo acadêmico do 9º período da Faculdade de Odontologia da UniRV, Higor Andrade de Oliveira Gonçalves, com a colaboração de acadêmica Thayna Dias também do 9º período da Faculdade de Odontologia da UniRV, sob orientação da professora Ma. Marlana Barbosa Carrijo de Crvalho.
Trata se de estudo que avaliará a existência de situações que possam constranger moralmente profissionais e acadêmicos frente ao relado do paciente que é portador do vírus HIV. E se há dificuldade no atendimento devido o paciente ser portador do vírus da imunodeficiência. E Avaliara número de profissionais e acadêmicos do curso de Odontologia em um município do interior de Goiás aptos ao atendimento de pacientes HIV positivo e verificar se na atualidade ainda existe preconceito ou receio do ponto de vista dos profissionais e acadêmicos. Para a realização dessa pesquisa será aplicado questionários com questões objetivas e discursivas para profissionais e acadêmicos da área odontológica.
2. Objetivos
O objetivo deste trabalho é analisar aspectos quantitativos relacionados ao relacionamento profissional e acadêmico de odontologia frente ao atendimento a pacientes portadores do vírus da imunodeficiência do município de Rio Verde – GO. Verificar se é constante o preconceito e receio com relação profissional paciente. Evidenciar se há negação de profissionais quando o paciente relata ser portador do vírus e analisar a faixa etária e gênero dos cirurgiões-dentistas e discentes do curso de odontologia envolvidos
3. Resultados esperados
Espera se que seja analisado o nível de conhecimento dos profissionais e acadêmicos da odontologia em relação a conduta no atendimento odontológico de pacientes soropositivo e como eles se sente durante o atendimento dos mesmos, avaliar a porcentagem de profissionais e acadêmicos coagidos e/ou inseguros com abordagens em atendimentos clínico frente a pacientes portadores do vírus da imunodeficiência.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Essa pesquisa permitirá a divulgação dos dados em eventos científicos e elaboração de artigos científicos, embasando na área de Saúde Coletiva/ Saúde Pública, permitindo o acesso dos profissionais a informações a respeito.