Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

 
 
 
Indução de fitoalexinas em plantas cultivadas em função da aplicação de agentes de biocontrole
Agentes de biocontrole, como Trichoderma e o Bacillus, vêm sendo utilizados para diversas finalidades na agricultura, como promoção de crescimento da planta e proteção destas contra fitopatógenos. A proteção de plantas promovida por agentes de biocontrole ocorre em função de sua atividade competitiva, pela produção de compostos antimicrobianos e pelo pontencial parasitário, além de atuarem na ativação dos mecanismos de defesa da planta. Entre os mecanismos de defesa de plantas estão as espécies reativas de oxigênio, enzimas e as fitoalexinas. As fitoalexinas são substâncias no controle de fitopatógenos, como a faseolina, gliceolina e deoxiantocianidina, utilizadas para selecionar agentes de controle de fitopatógenos por meio da indução de resistência.
 
Influência da orientação da fibra e sua concentração sobre as propriedades mecânicas de compósitos de fibras da folha do buriti
As fibras vegetais, disponíveis em abundância e variedade no Brasil, recentemente vêm sendo estudadas como reforço em compósitos de matriz polimérica, devido aos benefícios de baixo peso específico, alta relação resistência-peso, menores custos de produção e processamento, proporcionando baixo impacto ambiental, pois são obtidas de plantas nativas. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento mecânico de compósitos feitos com resina polimérica reforçada com fibras da folha do buriti com relaçãoà sua orientação, comprimento e concentração na matriz. Serão construídos corpos de prova de compósitos poliméricos reforçados com fibras da folha do buriti e depois serão realizados ensaios de tração e de dobramento para verificar os efeitos das variáveis estudadas sobre sua resistência mecânica.
 
Interferência de capim-amargoso na soja cultivada em condições de Cerrado
As plantas daninhas resistentes ao herbicida glifosato vêm causando enormes prejuízos à agricultura mundial. Nos sistemas de produção brasileiro, o capim-amargoso (Digitaria insularis) está listada entre as espécies mais daninhas, afetando culturas anuais e perenes. Além da resistência ao glifosato, a referida planta destaca-se pela característica agressiva de disseminação nas áreas de cultivo. A partir desta problemática, o presente projeto foi elaborado, o qual possui como objetivo geral avaliar o efeito da interferência do capim-amargoso na cultura da soja semeada na região central do Brasil. Para tanto, serão instalados dois experimentos a campo, nos quais será avaliado o efeito de densidades crescentes de infestação de capim-amargoso em áreas com implantação de duas cultivares de soja.
 
Modelagem e geoespacialização de dados físicos e mecânicos do solo em uma área de preservação permanente da sub-bacia do Rio Ribeira de Iguape
Áreas laterais aos cursos d’água são consideradas como áreas de preservação permanente que, segundo a Legislação Ambiental, devem ser intocadas e, caso estejam degradadas, deve-se prover a imediata recuperação. Para isso, é necessária a caracterização das propriedades do solo, relevo, paisagem e uso/manejo do solo visando avaliar o nível de proteção ou recuperação destas áreas. Visando isto, será feito um estudo de variabilidade espacial de atributos físicos e mecânicos do solo visando avaliar o grau de dependência espacial destes atributos de acordo com a mudança na consistência do solo de forma similar ao ciclo de umedecimento e secamento de áreas próximas aos curso d’água.

 

 
Nível de atividade física e fatores associados em docentes da Faculdade de Medicina de uma Universidade do Sudoeste Goiano
Os altos índices de inatividade física elevam os riscos de morbidade e mortalidade da população. É conhecido que a prática de atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde humana e quanto menor o gasto energético maior a probabilidade de agravos. Além disso, a massa corporal e a distribuição de gordura corporal são fatores preditivos de saúde e dentre os métodos mais simples e eficazes para a aferição dessas medidas estão a circunferência abdominal e o índice de massa corpórea. O ritmo de trabalho e o estilo de vida moderna influenciam nos baixos níveis de atividade física, o que pode ser observado em algumas profissões, como nos professores universitários. Desse modo, objetiva-se com esse estudo avaliar o nível de atividade física e os fatores associados em docentes da Faculdade de Medicina de Rio Verde.
 
Perfil epidemiológico de indivíduos acometidos pelo vírus influenza a (H1N1) no município de Rio Verde-GO
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus Influenza, o qual possui alta taxa de transmissão e atinge toda população mundial. No ano de 2009, foi detectado um novo vírus influenza A (H1N1) de origem suína em uma população mexicana. Rapidamente o vírus se espalhou, sendo encontrado em diversos países, inclusive no Brasil. Em 2010 iniciou-se o período pós-pandêmico, em que o vírus passa a ter um caráter sazonal. A propagação de medidas profiláticas, principalmente campanhas de vacinação de ordem mundial, contribuiu para a contenção do surto. Essa melhores significativa no quadro epidemiológico culminou na redução do nível de alerta e, consequentemente, na mitigação da importância das medidas preventivas. Por esse motivo, em 2016, o vírus voltou a infectar mais pessoas do que o esperado para todo o ano, tornando-se um problema de saúde pública.
 
Plantio Direto em Hortaliças
A produção de grãos é beneficiada pelo sistema de plantio direto e, essa técnica pode também, ser alternativa vantajosa em termos químicos, físicos e biológicos para o setor de olericultura. Para a produção de hortaliças tem-se buscado utilizar plantas de cobertura que forneçam biomassa suficiente para manter o sistema conforme o clima de cada região de uma forma rentável e sustentável. A adoção do sistema de plantio direto é uma das melhores alternativas para a manutenção da sustentabilidade dos recursos naturais na utilização agrícola dos solos. Auxilia na redução de perdas de nutrientes e solo por erosão, acúmulo de matéria orgânica e na retenção e preservação da água no solo.
 
Reação de plantas daninhas do cerrado ao nematoide das lesões radiculares
A cultura da soja tem se expandido no cerrado de forma expressiva nos últimos anos. No entanto, muitos fatores têm contribuído para seu baixo rendimento em muitas regiões produtoras. Entre esses fatores, os fitonematoides tem-se destacado pelo seu elevado potencial de danos, com ênfase para os que provocam lesões radiculares (Pratylenchus brachyurusI). Uma das dificuldades de manejo desse nematoide está relacionada a sua gama de hospedeiros. Muitas plantas daninhas são consideradas hospedeiras, porém ainda não se sabe qual nível dessa hospedagem. Assim, tornam-se necessários estudos detalhados sobre a capacidade de plantas daninhas, comumente encontradas nas lavouras de soja, em hospedar e multiplicar o nematoide das lesões, sendo essa capacidade expressa em fator de reprodução.
 
Relação entre sustentabilidade corporativa e valor da empresa no Brasil
Estudos nacionais são incipientes em analisar a relação dos efeitos das informações da prática da sustentabilidade corporativa sobre o valor das empresas no Brasil, sob o enfoque do EVA e do MVA, tendo em vista que ao adicionar a sustentabilidade no negócio, a empresa visa integrar suas decisões financeiras para maximizar sua missão social, ambiental e econômica. Nesse sentido, a pesquisa tem o objetivo de inbestigar a causalidade entre as variáveis socioambientais e o valor das empresas em um período de tempo satisfatório, visando contribuir com o avanço do conhecimento em mercados emergentes.
 
Resíduos orgânicos aplicados ao solo na dose recomendada para o milho apresentam riscos de elementos-traço?
O alto valor dos fertilizantes tem efeito considerável no custo final da produção agrícola no país. Para a redução desses custos, alguns produtores têm utilizado fertilizantes orgânicos como fonte de nutrientes. Como se sabe os elementos-traçõ estão presentes em fertilizantes minerais e acredita-se que em pequenas quantidades também nos orgânicos. O estudo de elementos-traço no solo é de grande relevância devido a seus efeitos nocivos para saúde humana. Com os resultados obtidos, poderá ser observado se as quantidades destes elementos nos resíduos aplicados em doses recomendadas para milho causam prejuízos a cultura, assim podemdo os produtores terem maiores informações sobre o assunto e controlar os fatores adversos a produção, podendo assim tomar medidas assertivas.
 
Resposta do feijão e do trigo a lâminas de água aplicadas em diferentes manejos do solo
As lâminas de água aplicada e as características físicas do solo são parâmetros que, isolados ou não, podem influenciar no desenvolvimento fisiológico e produtivo da maioria das culturas agrícolas. O défict hídrico é um dos principais fatores limitantes para a cultura, podendo restringir de forma significativa a produção de grãos em áreas cultivadas sem sistema de irrigação. Portanto, neste trabalho será avaliado as respostas fisiológicas e produtivas das culturas de feijão (Phaseolus vulgaris L.) e trigo (Triticum aestivum L.) em diferentes tipos de solo (compactado = 1,74 mg m-3, não compactado = 1,28 mg m-3; e não compactado com feno 5 t ha-1) e sob lâminas de irrigação (50%, 75%, 100%, 125% e 150%), de acordo com cada necessidade da cultura.
 
Testes psicológicos mais conhecidos/ utilizados por psicológos na cidade de Rio Verde - GO
O presente estudo tem como objetivo indentificada quais são os instrumentos mais conhecidos/utilizados por psicólogos na cidade de Rio Verde - GO. Para tanto, espera-se contar com uma amostra não-probabilística de conveniência (em que participarão aquelas pessoas que, convidadas, aceitarem colaborar voluntariamente) de aproximadamente 50 psicólogos com inscrição no Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-09) que atuem em Rio Verde. A aplicação dos instrumentos (questionário sociodemográfico e questionário de testes existentes) ocorrerá pela internet. As análises descritivas (média, desvio-padrão e Ic95%) serão realizadas por meio do SPSS (versão 21). Com os resultados, espera-se mapear os instrumentos manuseados e indicar a adequação a demanda local no tocante a testagem psicológica.
 
Uso de própolis verde na alimentação de codornas japonesas
O extrato de própolis verde (EPV) é uma substância resinosa produzida pelas abelhas e tem várias propriedades terapêuticas, tais como: antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antioxidante, imunomoduladora e sem efeitos colaterais. Segundo estudos, dentre os tipos de extrato de própolis, esta é a que possui maior eficiência terapêutica. Por melhorar a saúde do animal, acredita-se que possa melhorar a produtividade das aves. Assim, este estudo será desenvolvido para avaliar os efeitos da utilização de extrato de própolis verde na produção de ovos, desempenho produtivo, qualidade dos ovos e no aproveitamento de nutrientes da dieta em codornas Japonesas em fase de postura, bem como a viabilidade econômica da inclusão do extrato.
 
 
 
 
 
 Páginas:
1  2 3