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Como ingressar no Curso de Técnico em Enfermagem da UniRV ?


A Universidade de Rio Verde destaca a sua política de contribuição ao desenvolvimento das regiões onde se insere e, assim, promove a valorização da educação profissional e tecnológica de nível médio, ao lado dos seus cursos superiores e de pós-graduação. A UniRV, na busca por desenvolver seu papel enquanto incentivadora e produtora de novos conhecimentos e, por qualificar recursos humanos, oferece o Curso Técnico em Enfermagem no Campus Caiapônia, em consonância com os avanços da sociedade e com as necessidades de formação plena e inovadora do cidadão.

Considerando que 65% da força de trabalho em saúde são constituídas de trabalhadores da Enfermagem, além destes desenvolverem várias ações em todas as funções na área, é o que justifica claramente a importância da Enfermagem no panorama geral da assistência à saúde, como por exemplo, a adoção de Programas como o ESF – Estratégias da Saúde da Família e o de Agentes Comunitários de Saúde abrem um leque de perspectivas para os trabalhadores da área da saúde.
A atual tendência de desinstitucionalização como alternativa de desvincular e subsidiar as ações médicas tem sido ampliada e fortalecida, por uma possibilidade de atuação e inserção dos profissionais no espaço extra- hospitalar de assistência à saúde qual seja, rede básica, escolas, creches, domicílios e comunidade e está direcionando a Enfermagem a formular alternativas de trabalho independente, possibilitando trabalhos cooperativos e serviços autônomos. Com isso a enfermagem tem encontrado boas perspectivas para se desenvolver e se firmar no cenário de trabalho.

Tendo em vista a ampliação da necessidade quantitativa de profissionais da área de saúde dispostos a se qualificarem para este mercado de trabalho e, ainda, a necessidade de melhoria na qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população, além do interesse das Prefeituras Municipais de Caiapônia, Doverlândia, Piranhas e Palestina de Goiás que desejam  firmar convênios para oferta de campo de estágio. É importante ressaltar a necessidade da qualidade no preparo dos profissionais na área da saúde, tendo em vista o atendimento às expectativas emanadas de diretrizes políticas para o setor saúde:
 
1) Acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
2) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios;
3) Aumento do número de profissionais técnicos de enfermagem;
4) Aumento da rede básica de atendimento à população devido à municipalização da saúde;
5) Construção do novo Hospital Municipal de Caiapônia que terá a estrutura:  Centro cirúrgico com 3 salas de cirurgia com repouso pós anestésico com 5 leitos, emergência com 2 leitos semi-uti, 02 leitos de isolamento, 3 apartamentos de parto humanizado, total de 60 leitos de enfermaria;
6) Construção de mais um ESF totalizando 5 ESF – Estratégia Saúde da Família;
7) Desenvolvimento de novas tecnologias na área de saúde
8) Crescimento da exigência por uma assistência à saúde de qualidade;
9) A longevidade cada vez maior da população brasileira;
10) A  violência  urbana;
11) O aumento acentuado no número de casos de doenças infecto-contagiosas e parasitárias;
12) A alta incidência de doenças crônico-degenerativas;
13) Elevada incidência de acidentes de trânsito, levando à incapacidade e a invalidez;
14) Vários assentamentos rurais e acampamento de sem-terra no município de Caiapônia, e municípios circunvizinhos, necessitando de assistência preventiva;
 
Diferenciais do Curso
 
Preparação dos profissionais com habilidades e bases tecnológicas e científicas concretas e coerentes com os princípios gerais que regem a prática profissional do Técnico em Enfermagem, priorizando prestar um serviço com responsabilidade no atendimento hospitalar e ambulatorial à população despertando no corpo discente a importância de ser um profissional com autonomia técnico-científica e elevada capacidade decisória, predominando sempre os preceitos do código de ética profissional. Fomentar a formação integral do aluno sob os aspectos educacionais, éticos, técnicos, filosóficos e científicos, capacitando-o para exercer sua função profissional. Conscientizar o aluno do seu papel na sociedade, para que atue de uma forma ética. Capacitar os discentes, com a finalidade de elevar o nível de atendimento de assistência à saúde a todos os usuários. Desenvolver habilidades específicas, considerando os aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais do indivíduo como paciente, respeitando a sua individualidade. Capacitar o profissional, com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. Proporcionar a integração do aluno com a realidade da saúde, de maneira crítica e criativa, de forma que o mesmo possa desenvolver seu papel como profissional na sociedade. Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da saúde na família. Dirigir programas de avaliação e de políticas de saúde, levando em consideração as características regionais. Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de atendimento na saúde pública.

Principais Áreas de Atuação/Mercado de Trabalho

Ao concluir o Curso Técnico em Enfermagem o profissional deverá apresentar as seguintes habilidades e competências:

1) Identificar os determinantes sociais que condicionam o contínuo saúde-doença;
2) Conhecer a estrutura e funcionamento do Sistema Único de Saúde e demais Sistemas (estadual e municipais);
3) Identificar o papel e as funções dos membros da Equipe de Trabalho;
4) Planejar e dar a estrutura funcional ao trabalho a ser executado, considerando o atendimento integral à saúde, realizado com qualidade;
5) Atuar em equipe, sendo capaz de estabelecer relação entre os conhecimentos emanados das diversas ciências, reconhecendo o seu caráter interdisciplinar;
6)  Atuar em conformidade com as normas de Biossegurança;
7) Conhecer e aplicar as Normas de Biossegurança;
8) Utilizar as Normas e princípios de higiene e saúde pessoal e ambiental;
9) Conhecer e aplicar as normas de higiene e saúde pessoal e ambiental;
10) Conhecer e aplicar a legislação que rege o direito do usuário;
11) Conhecer a legislação ambiental e agir profissionalmente no sentido de identificar e aplicar as normas de conservação dos recursos não retornáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente;
12) Buscar a aplicação, na realização do seu trabalho, dos princípios da ergonomia, tanto na sua atividade pessoal, quanto na prestação do cuidado ao paciente;
13) Avaliar os riscos na realização dos procedimentos técnicos;
14) Conhecer e aplicar normas que regem o exercício profissional, assim como, os princípios éticos inerentes à conduta do profissional de saúde;
15) Conhecer e avaliar as rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;
16) Fazer uso dos recursos e ferramentas de informática de utilização na área;
17) Prestar os primeiros socorros nas situações de emergência;
18) Realizar atividades técnicas auxiliares, de nível médio, que competem à equipe de enfermagem;
19) Preparar o paciente para os procedimentos de consultas, exames e tratamentos;
20) Observar e reconhecer, no paciente, sinais e sintomas, no nível de sua qualificação e descrevê-los;
21) Realizar tratamentos prescritos, de rotina, que lhes sejam atribuídos,
22) Ministrar, quando prescritos, medicamentos por via oral ou parenteral;
23) Realizar controle hídrico;
24) Realizar curativos;
25) Aplicar oxigenoterapia, nebulização; enteroclisma, enema; calor ou frio;
26) Conservar e aplicar vacinas;
27) Controlar pacientes e comunicantes, nos casos de doenças transmissíveis;
28) Realizar testes e fazer sua leitura, para subsidiar diagnósticos;
29) Colher materiais para a realização de exames complementares;
30) Prestar cuidados de enfermagem em situação pré e pós-operatório;
31) Circular em sala de cirurgia;
32) Executar atividades de desinfecção e esterilização;
33) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar pela sua segurança;
34) Alimentar o paciente ou auxiliá-lo, a se alimentar;
35) Zelar pela limpeza e pela ordem dos equipamentos, materiais e dependências da unidade de saúde;
36) Integrar a equipe de saúde;
37) Participar e colaborar nas atividades de educação em saúde;
38) Orientar os pacientes quanto ao cumprimento das prescrições médicas e de enfermagem;
39) Auxiliar o Enfermeiro no desenvolvimento de programas de educação em saúde;
40) Executar as rotinas inerentes à alta do paciente;
41) Participar dos procedimentos pós-morte;
42) Participar das ações que objetivem atender às necessidades de saúde da população;
43) Zelar pela dignidade e pela vida do ser humano, sem discriminação de qualquer natureza;
44) Executar suas atividades com base na justiça, honestidade, responsabilidade e competência;
45) Prestar assistência à saúde, contribuindo para a promoção do ser humano de forma global;
46) Auxiliar o enfermeiro no planejamento, programação orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem;
47) Auxiliar o enfermeiro nos cuidados diretos de enfermagem ao paciente em estado grave;
48) Auxiliar o enfermeiro na prevenção e controle das doenças transmissíveis nos programas de vigilância epidemiológica;
49) Auxiliar o enfermeiro na prevenção e no controle da infecção hospitalar;
50) Auxiliar o enfermeiro na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados ao paciente, durante a assistência de saúde;
51) Participar dos programas e de suas atividades de assistência integral à saúde do indivíduo e de grupos específicos, especialmente os prioritários e de alto risco;
52) Participar dos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção a riscos de acidentes e de doenças profissionais e de trabalho.
SOBRE O CURSO
library_books
Tipo:
edit_note
Modalidade:
timer
Duração/Turno/Vagas:
2 anos / Noturno / 80 vagas
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Local:
Caiapônia
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Mensalidade:
workspace_premium
Autorização/Reconhecimento do curso:
Res. CONSUNI nº 004 de 11/05/2010
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Matriz Curricular:
Grade 1: clique para visualizar
Professor
Diretor: Prof. Me. José Mario Lourenço Maia
Contato: (64) 3663-1892
E-mail: maiajm@unirv.edu.br | campuscaiaponia@unirv.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0985666175450914
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