Adota-se alguns princípios éticos:
- Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade.
- Agir com transparência, integridade e respeito.
- Reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa.
- Ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento de todo e qualquer preconceito.
- Facilitar o acesso à ouvidoria, simplificando seus procedimentos, agindo com imparcialidade e justiça.
- Atender com cortesia e respeito.
- Promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos do cidadão.
- Jamais utilizar a função de ouvidor para as atividades de natureza político-partidária ou auferir vantagens pessoais e/ou econômicas.
- Responder ao representado no menos prazo possível com clareza e objetividade.
- Atuar de modo diligente e fiel no exercício de seus deveres e responsabilidade.
- Resguardar, quando solicitado o sigilo das informações.
- As propostas recebidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis para estudo e possível viabilidade e/ou resolução.
- Quando se tratar de sugestão e houver aprovação, ela será implantada.
- Se houver denúncias, reclamações ou críticas, as mesmas serão apuradas.
- Os elogios serão encaminhados às pessoas ou setores aos quais se destinam.